26 de junho 2017

Home > Notícias > Asfagro > Legado de José Pedro Gonzales

Legado de José Pedro Gonzales

Que seu exemplo de administração amiga e participativa sirva de modelo para as novas gerações. Esse é seu legado, José Pedro Gonzales.

Legado de José Pedro Gonzales

Nosso amigo José Pedro Gonzales colou grau em dezembro de 1963, na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em janeiro de 1964, foi convidado para a equipe da Campanha de Combate à Febre Aftosa no Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente em laboratório de controle de vacinas. Para esse fim, estagiou no Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, no Rio de Janeiro e no Laboratório de Diagnóstico e Controle de Vacinas, com a equipe do então Instituto de Biologia Animal (IBA). Ao terminar o estágio retornou a Porto Alegre, onde assumiu a Chefia da Unidade de Controle de Vacinas Min. Hugo de Almeida Leme, em Porto Alegre (RS).

Teve uma rápida ascensão no Serviço Público: tornou-se Delegado Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul; e depois,  transferindo-se para Brasília (DF), assumiu o Departamento Nacional de Produção Animal (DNPA), em 1974; e, em 1977, assumiu a presidência da Comissão Coordenadora da Criação do Cavalo Nacional (CCCCN), retornando de uma atuação como Diretor Técnico da Associação do Cavalo de Corrida, em São Paulo (SP).

Em 1990, assumiu a direção da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária, onde permaneceu até 1992.

Seu destaque na carreira torna-se pequeno quando comparado ao relacionamento familiar, pois possuía profundo orgulho dos irmãos, que se destacaram na pesquisa e Educação, como João Carlos Gonzáles. Grande destaque também para a grande companheira por 53 anos, Ima; e também para seu filho de coração, Diego.

Acima de tudo assumiu os cargos, não como chefe autoritário, mas como amigo, procurando ouvir todos os funcionários e tratando todos da mesma forma, do ministro ao porteiro, sempre alegre e conversador. Seu gabinete tinha as portas abertas, mas ele saia pelos corredores conversando e ouvindo a todos.

É oportuno destacar que assumiu a presidência da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários no DF, mandato que exerceu com probidade, abnegação e respeito irrestritos às deliberações da Diretoria Executiva, sempre buscando a valorização da carreira do Fiscal Federal Agropecuário.

Que seu exemplo de administração amiga e participativa sirva de modelo para as novas gerações. Esse é seu legado, José Pedro Gonzales.

 

 


Comentários

 

ASFAGRO - Associação dos Fiscais Federais Agropecuários

Endereço: Ed. Palácio do Rádio II - SRTV Sul Qd. 701 - Conj. E - Bloco 2/4 Sala 631

CEP 70340-902 - Brasília/DF

Fone: (+55) 61 3322 6808 - Fax: (+55) 61 3322 3757

Email: asfagro@gmail.com

 

© 2024 Asfagro.    Todos os Direitor Reservados.